Aprendendo com e ao longo da vida)
Tornar-nos seres humanos mais sensíveis, afetivos e realizados torna-se um desafio complicado diante dos fatos que presenciamos todos os dias nos meios de comunicação e em nosso meio social.
É através da educação, iniciada no meio familiar e depois no meio escolar que vamos moldar nossas atitudes e edificar nossos valores em relação a nós mesmos e em relação ao próximo.
A educação tem a dimensão do uso que fazemos dela. Se ela serviu para que aprendêssemos com nossas experiências e com as dos outros, ou para que soubéssemos conviver com as diferenças e ainda, se a educação fez com que contribuíssemos para melhorar o convívio em sociedade e resultou em crescimento pessoal, então a educação cumpriu sua função ajudando-nos a enfrentar as decepções, as incertezas, o descrédito e nos mostrou um caminho cheio de opções inovadoras.
A sociedade torna-se cruel quando exige que as pessoas sigam modelos de comportamentos em que a imitação, a cópia daquilo que parece ser perfeito seja o único caminho viável para o sucesso.
Quando nos deixamos influenciar e julgar demais pelos estereótipos da sociedade e por atitudes que causam perdas físicas e morais ao semelhante e nós mesmos, podemos pensar que a educação não cumpriu sua função.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário